O Grana Preta é um portal de jornalismo econômico voltado para a população africana em experiência diaspórica brasileira. Aqui falamos sobre Economia na prática, Sistemas de Cooperação Comercial Intracomunitária, Educação Financeira e Black Money.

Por ser tão fundamental para o poder de um povo, nossos ancestrais deificaram o conceito de Economia Intracomunitária. A Divindade correspondente é Oyá, referenciada como aquela que destrói para renovar, aquela que traz grande mudança. É por isso que Oyá é tanto Orixá da Economia quanto da transformação. 

Kushite-Kemetic Spiritual Science

O trecho acima demonstra o quanto as ferramentas de organização econômica sempre estiveram presentes no cotidiano do povo africano. Até mesmo no contexto de cárcere, as irmandades, confrarias e sociedades conseguiram se articular monetariamente para comprar alforrias em massa.

Em quais circunstancias nós nos perdemos? De acordo com dados do Instituto Locomotiva, apenas em 2017 Africano-brasileiros movimentaram R$1,6 TRILHÕES! O problema reside no fato de que; enquanto empreendedores negros tem o crédito 3 vezes mais negado junto ao bancos, consumidores negros não convertem esse poderio econômico em empreendimentos de propriedade negra. Abre-se então uma lacuna onde grandes empresas acabam abocanhando a lucrativa fatia negra de mercado, enquanto uma ilusão de representatividade.

“Ninguém é melhor para te representar que você mesmo”